O que é e quanto tempo leva o Faturamento da Nota Fiscal

2017-11-02T12:33:45-02:00 2 de Novembro, 2017|Veículos|

Quando você efetua a compra de um automóvel utilizando isenções de impostos, a comercialização se da através da modalidade Venda Direta, ou seja, apesar de você estar comprando o carro na Concessionária, nesta modalidade ela tem apenas o papel de intermediária na compra e a venda é feita pela fabricante do automóvel.\

Esse também é um dos motivos para não conseguir nenhum “brinde”por parte da concessionária, você dificilmente consegue o tapete. Aqui tem que ser exercido todo o seu poder de negociação uma vez que a margem de lucro da concessionária é pequena.

Numa venda normal, você recebe duas notas fiscais:

  • Uma cópia autêntica da transação entre o Fabricante e a Concessionária
  • Uma original, da transação entre a Concessionária e o comprador do carro.

Na venda direta para a Pessoa com Deficiência, só é emitida a Fatura da Nota Fiscal pela fábrica diretamente ao comprador do carro.

 

Como começa o processo de faturamento?

Inicia-se quando a Pessoa com Deficiência ou seu Representante Legal entrega as Cartas de Isenção (isenção de IPI e/ou isenção de ICMS ) à concessionária

 

Por que a emissão da Nota Fiscal não é feita na hora?

A concessionária ficará responsável pelo envio dos documentos do comprador ao fabricante. Após o recebimento, o fabricante analisará a documentação e providenciará o faturamento do carro.

Além disso, só pode ser emitido nota fiscal de um produto que já existe, nele deverá constar por exemplo o chassi do veículo.

 

Quanto tempo leva o processo de Fatura da Nota Fiscal?

Muitos veículos PCD são feitos sob demanda, ou com fila de espera então é bem provável que no momento da compra ele não exista e você entre numa fila de espera para ser produzido.

Em geral, o tempo fica dentro da faixa de 30 à 90 dias, ou seja, um tempo médio de 45 dias.

O problema da espera, é que esta pode ultrapassar a data de validade das cartas de isenção, o que implicaria em sua renovação e um novo tempo de espera, uma vez que a SAÍDA do veíoculo, ou seja a emissão da Nota Fiscal deve ser feito dentro do prazo de validade da carta e não o compromisso de compra que você faz junto a concessionária quando assina a compra.

10 Comments

  1. João Luís 5 Março, 2018 at 23:12 - Reply

    Boa Noite, eu sou da PMERJ do RJ, estou fazendo um laudo com 2 Neurocirurgiões HCPM e assinatura do CMT. Eu não pertencendo ao SUS, não tenho direito a isenção do IPI, sendo tudo seguido na lei? A Honda a qual queria comprar um City Personal, disse que não tenho direito a isenção? Existe alguma concessionária que aceite, pois não tenho culpa de ter várias doenças. Devo entrar na justiça? Agradeço a oportunidade e fiquem com Deus.

    • Bruno 20 Março, 2018 at 23:52 - Reply

      O fato de você ser atendido por regime próprio de assistência à saúde em nada impede que você possa ter esses descontos.
      A única coisa que você deve atentar é que os laudos que você está obtendo não são suficientes para que você ganhe automaticamente a isenção. A primeira etapa é você entrar com um processo no DETRAN para comprovação da sua limitação e mudança da sua CNH. Noas limitações mais comuns, a CNH passa a apresentar a restrição de que o motorista só poderá dirigir carro com câmbio automático e direção assistida (hidráulica/elétrica).
      Recomendo fortemente que você procure um despachante especializado para te auxiliar nesse processo.

    • Gleydson 17 Junho, 2018 at 22:14 - Reply

      Boa noite João!
      Não é a concessionária que vai dizer se você tem ou não o direito a isenção, essa obrigação, fica a cargo dos Órgãos legais, ou seja, Receita Federal e Secretaria da Fazenda do seu Estado.
      Você precisa imprimir os laudos padrão da Recita Federal, ou solicitar que seu médico preencha eletronicamente, pois, a Receita Federal, criou o SISEN, que é um (Sistema de Controle de Isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI e Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários – IOF), este sistema, foi implantando a pouco mais de 6 meses, para facilitar todo o processo, antes do SISEN, a pessoa dava entrada no referido órgão e esperava um prazo de 90 dias para ter uma resposta, hoje esse prazo é de apenas 72 horas.
      Na maioria das concessionárias que você for, raramente irá encontrar, algum vendedor capacitado para lhe prestar toda informação necessária, eles não fazem nem questão de vender, sob alegação de que a margem de lucro é pequena.
      No preenchimento do laudo, é necessário você passar por dois médicos especialistas na área, esse atendimento pode ser feito em clinicas particulares, desde que, ela seja credenciada ao SUS, além da assinatura desses dois médicos, é preciso um terceira assinatura que é do diretor da clinica.
      Espero ter ajudado, e boa sorte na sua isenção
      Passei por todo esse processo também.

      • Wilma 18 Julho, 2018 at 18:52 - Reply

        Boa noite,
        Vc poderia me informar quanto tempo demorou todo seu processo.
        Desde que vc entregou os laudos na concessionária até a entrega do carro demorou quanto tempo?
        Pergunto pois meu processo já está a mais de 80 dias sem resposta alguma.
        Obrigada

  2. Lucas 9 Agosto, 2018 at 22:51 - Reply

    Boa noite comprei um celular pela loja americanas .com e se passou 2 dias e a nota fiscal não chegou no meu e-mail o que devo fazer .

  3. Carlos 22 Outubro, 2018 at 11:28 - Reply

    Olá! Gostaria de saber de quanto tempo é a validade do laudo médico do Detran?

  4. Jair erlacher 28 Março, 2019 at 10:26 - Reply

    Estou comprando um carro pelo PCD do meu filho com 15 anos com deficiência física, valor do carro 76 mil. Eu consigo insensao do IPVA? Moro no espírito santo.

  5. Marcos Vinícius 1 Maio, 2019 at 15:41 - Reply

    A venda para pcd , o carro já vem emplacado? Caso não, será que conseguimos negociar isso?

  6. Jobson frassao 22 Abril, 2020 at 22:52 - Reply

    Olá boa noite ,
    A concessionária já mandou a documentação p fabrica ,já fez o pedido ,quanto tempo demora ainda para mim receber o carro

  7. JOAO 23 Setembro, 2020 at 16:20 - Reply

    SERA QUE DA PARA ACONPANHAR O FATURAMENTO DO VEICULO PCD EM COMPRA DIRETA PELA FABRICA OU NAO ALGUEN RESPONDA ISSO POR FAVOR .
    NAO DA PARA SABER QUE PE ESTA , PARA CHEGAR NA CONSESSIONARIA

Leave A Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.